Purificação de Ácido Fluorídrico (HF) através de Sistema de Absorção Seca.
Com a intensificação da restrição de emissões de poluentes atmosféricos, os gases de combustão têm crescente necessidade de purificação a fim de atender as Normas Ambientais e assegurar a boa qualidade do ar.
Observando a necessidade de tratamento de Ácido Fluorídrico (HF) nas plantas de produção de cerâmica, tijolos e outros, a Steuler desenvolveu o processo de absorção seca através de módulos, permitindo operação através de sistemas localizados próximo aos fornos.

A planta consiste em um simples reator, sem partes móveis equipado com diversas bandejas onde são dispostos os módulos com desenho em colméia. Este desenho permite uma ótima área de contato para reação, resultando em baixa perda de carga.
O ácido fluorídrico (HF) contido no gás de exaustão flui através das colméias e na superfície das mesmas onde ocorre a reação química, conforme fórmula: Ca(OH)2 (s) + 2HF (g) > CaF2 (s) + 2H2O (g)

A característica do Fluoreto de Cálcio gerado é a alta pureza, portanto pode ser adicionada ao processo de reciclagem na produção de cimento ou de produtos químicos, sem causar nenhum problema de descarte. O gás purificado é liberado para a chaminé e/ou para um possível recuperador de calor.

O reator é calculado conforme a necessidade de tempo de vida dos módulos e condições particulares de operação. O tempo de vida dos módulos varia conforme o período de operação, vazão e concentração de poluente. Após a saturação dos módulos é realizada a substituição por novos e assim subseqüentemente. Para reduzir o tempo de troca dos módulos, estes estão dispostos em cassetes.

O processo Steuler oferece, em comparação aos demais processos, as seguintes vantagens:

  • Pico de operação a 350oC, permitindo reaproveitamento do calor
  • Baixa perda de pressão e redução de consumo de energia
  • Simplicidade construtiva e baixa manutenção
  • Alta eficiência de absorção, assegurando os limites estabelecidos
  • Pouco espaço requerido e fácil ampliação devido ao formato modular
  • Durabilidade devida a operação em altas temperaturas, evitando condensação de ácidos
  • Não gera particulado